Nascido em Moscovo em 1866, Kandinsky passou a sua infância
“As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas”
Em 1886 ele entrou na Universidade de Moscovo como estudante de direito e economia e, depois de passar nos exames, entrou na Faculdade de Direito de Moscovo. Não só teve sucesso como professor mas escreveu extensivamente sobre espiritualidade, um interesse que também o influenciou no seu trabalho.
Em 1895 Kandinsky foi a uma exibição de impressionismo francês onde viu uma obra de Monet. Pouco tempo depois, interessado, ele foi para Munique para um estudo de desenho, rascunho e anatomia, vistos como os básicos para uma educação artística.
O seu trabalho tomou um rumo muito mais abstraccionista que aquele no qual se inspirou. Não demorou muito para que Kandinsky ultrapassasse os artistas e começasse a explorar as suas próprias ideias.
Considerado como o fundador da arte abstracta, o seu trabalho foi exibido pela Europa a partir de 1903, causando controvérsia entre o público, os críticos de arte e os seus contemporâneos.
Kandinsky continuou a pintar praticamente até à sua morte em Junho de 1944, deixando-nos uma riquíssima colecção de obras
.
Composição VIII (1923) - Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque
Preto e Violeta (1923)
Composição X (1939) - Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Dusseldorf
Bibliografia:
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/kandinsky/
http://en.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky