Wassily Kandinsky


Nascido em Moscovo em 1866, Kandinsky passou a sua infância em Odessa. Os seus pais tocavam piano e ele próprio aprendeu este instrumento e violoncelo com uma tenra idade. A influência da música nas suas pinturas foi grande e ele chegou mesmo a comparar o acto de pintar com o de criar música e escreveu:

“As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas”

Em 1886 ele entrou na Universidade de Moscovo como estudante de direito e economia e, depois de passar nos exames, entrou na Faculdade de Direito de Moscovo. Não só teve sucesso como professor mas escreveu extensivamente sobre espiritualidade, um interesse que também o influenciou no seu trabalho.

Em 1895 Kandinsky foi a uma exibição de impressionismo francês onde viu uma obra de Monet. Pouco tempo depois, interessado, ele foi para Munique para um estudo de desenho, rascunho e anatomia, vistos como os básicos para uma educação artística.

O seu trabalho tomou um rumo muito mais abstraccionista que aquele no qual se inspirou. Não demorou muito para que Kandinsky ultrapassasse os artistas e começasse a explorar as suas próprias ideias.

Considerado como o fundador da arte abstracta, o seu trabalho foi exibido pela Europa a partir de 1903, causando controvérsia entre o público, os críticos de arte e os seus contemporâneos.

Kandinsky continuou a pintar praticamente até à sua morte em Junho de 1944, deixando-nos uma riquíssima colecção de obras

.
















Composição VIII
(1923) - Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque
















Preto e Violeta (1923)















Composição X (1939) -
Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Dusseldorf


Bibliografia:

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/kandinsky/

http://en.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky




2 comentários:

Unknown disse...

Valeu mano, me ajudou em um trabalho de artes xD
Obrigado mesmo, continue assim que isso irá virar site.

Abrações!!

Anónimo disse...

Muito show, esse cara era mesmo um gênio nas obras abstratas, gostei muito nota 100

Enviar um comentário

Copyright @ Abstracionismo | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger