Abstraccionismo (small introduction)

Hoje vamos fazer uma pequena introdução ao abstraccionismo, depois aprofundaremos alguns dos temas de que falamos neste post.

Podem encontrar alguns comentários da Teresa (que não se conteve) no meio do texto. Assim fica com um bocadinho mais de humor (digo eu...)


Abstraccionismo, ou arte abstracta é uma arte que não tem limites de linhas, cores ou temas. É geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objectos próprios da nossa realidade. O que importa são as formas e cores da composição. No caso das esculturas os artistas trabalham principalmente o volume e a textura, explorando também as possibilidades da tridimensionalidade do objecto. Foi desenvolvido no início do século XX na Alemanha

Existem dois tipos de abstraccionismo, o lírico, que se inspirava no instinto, no inconsciente e na intuição para criar uma arte imaginária (basicamente desenham o que lhes vem à cabeça). Foi influenciado pelo expressionismo e apareceu como reacção às grandes revoluções e guerras do século XX. Privilegia as formas livres e pretende igualar ou até mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em ideias a simbolismos subjectivos. Tem uma combinação de formas orgânicas (ou seja cenouras e couves, em vez de carros e fábricas) cores vibrantes (ou seja cores que vibram? Yah?).

O abstraccionismo geométrico, ao contrário do lírico, foca-se na racionalização (bora distribuir vacinas contra a raiva! ^^) e na análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo e divide-se em duas correntes: suprematismo, na Rússia e neoplasticismo na Holanda.


Robert Delaunay, 1909 - Nesta imagem podemos ver um exemplo de abstraccionismo lírico (com uma ligeira influência do cubismo)onde podemos ver a distribuição caótica das cores e das formas.



Max Bill. Harmonie der Saulen, 1979 - Nesta obra podemos ver um claro exemplo de abstraccionismo geométrico, onde as cores e a imagem estão organizadas num padrão geométrico.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_abstrata

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstraccionismo_geom%C3%A9trico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abstraccionismo_l%C3%ADrico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright @ Abstracionismo | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger