Wassily Kandinsky


Nascido em Moscovo em 1866, Kandinsky passou a sua infância em Odessa. Os seus pais tocavam piano e ele próprio aprendeu este instrumento e violoncelo com uma tenra idade. A influência da música nas suas pinturas foi grande e ele chegou mesmo a comparar o acto de pintar com o de criar música e escreveu:

“As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas”

Em 1886 ele entrou na Universidade de Moscovo como estudante de direito e economia e, depois de passar nos exames, entrou na Faculdade de Direito de Moscovo. Não só teve sucesso como professor mas escreveu extensivamente sobre espiritualidade, um interesse que também o influenciou no seu trabalho.

Em 1895 Kandinsky foi a uma exibição de impressionismo francês onde viu uma obra de Monet. Pouco tempo depois, interessado, ele foi para Munique para um estudo de desenho, rascunho e anatomia, vistos como os básicos para uma educação artística.

O seu trabalho tomou um rumo muito mais abstraccionista que aquele no qual se inspirou. Não demorou muito para que Kandinsky ultrapassasse os artistas e começasse a explorar as suas próprias ideias.

Considerado como o fundador da arte abstracta, o seu trabalho foi exibido pela Europa a partir de 1903, causando controvérsia entre o público, os críticos de arte e os seus contemporâneos.

Kandinsky continuou a pintar praticamente até à sua morte em Junho de 1944, deixando-nos uma riquíssima colecção de obras

.
















Composição VIII
(1923) - Solomon R. Guggenheim Museum, Nova Iorque
















Preto e Violeta (1923)















Composição X (1939) -
Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Dusseldorf


Bibliografia:

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/kandinsky/

http://en.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky




Copyright @ Abstracionismo | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger